O jogo de futebol entre Brasil e Senegal, realizado em Alvalade, foi muito mais do que uma partida esportiva entre duas nações. Foi uma festa contra o racismo, com a mensagem "RACISMO É CRIME. COM RACISMO NÃO TEM JOGO." presente em todos os lugares do estádio, inclusive nos habituais espaços publicitários. Os adeptos brasileiros mostraram entusiasmo ao vestir camisolas de várias equipas e tiveram a oportunidade de ver as estrelas da seleção, como Vinícius Jr., Richarlison, Paquetá e outros, além do carismático avançado do Bayern Munique, Sadio Mané, a liderar o atual campeão africano.
O jogo teve momentos emocionantes, com Paquetá inaugurando o marcador para o Brasil e Diallo empatando para o Senegal. Uma infeliz autogolo de Marquinhos deu a vantagem aos senegaleses, mas Sadio Mané marcou um golo espetacular, que foi aplaudido pelos brasileiros presentes. Marquinhos se redimiu e reduziu a desvantagem, gerando uma explosão de alegria no estádio. Apesar de desportivamente o jogo não ter significado para a classificação, para muitos dos adeptos presentes, aquele foi o jogo de uma vida, especialmente para aqueles que deixaram o país em busca de uma vida melhor.
O jogo terminou Brasil 2 x 4 Senegal, mas o mais importante naquele dia em Alvalade foi a mensagem contra o racismo e a celebração de uma festa que uniu adeptos de diferentes origens e clubes, todos com sorrisos no rosto. O jogo foi um lembrete de que o racismo não tem lugar no futebol e que a luta contra essa forma de discriminação deve continuar em todos os lugares do mundo, dentro e fora dos estádios. Confira a galeria de fotos abaixo. Fotos: Pedro Loureiro / Avant Sports
Pedro Loureiro - Avant Sports - 6 de Julho de 2023
Back to Top